Os senadores estão jogando com nosso futuro. Já vimos esse filme na Câmara, quando o governo comprou cada voto a favor da reforma da Previdência por meio da liberação de emendas parlamentares. O preço do Senado é a edição de uma Medida Provisória para garantir a divisão entre estados e municípios de R$ 106 bilhões que virão da venda do excedente do petróleo extraído no Pré-sal.

Essa postura, bem característica da “velha política” que muitos prometeram combater, nos leva a refletir sobre o compromisso do Congresso com a população. Ora, se a reforma é imprescindível para retomada do crescimento do país, como diz o governo, como podem os senadores ameaçarem obstruí-la?

A verdade é que muitos interesses estão em jogo e nenhum deles parece ser o bem-estar do povo. Essa reforma impedirá a aposentadoria de milhões de brasileiros, ao elevar o tempo mínimo de contribuição, no caso dos homens, ao exigir 15 anos de contribuição e não mais de atividade dos trabalhadores rurais e ao fixar idades mínimas em 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Condenará outros milhões à miséria, ao estabelecer uma regra de cálculo que impedirá a maior parte da população de alcançar aposentadorias dignas, ao aplicar a mesma regra às aposentadorias por invalidez e, por fim, ao rebaixar essa média, com cômputo de todas as contribuições feitas ao longo da vida laboral. 

Voltando à “barganha” dos senadores, é um ótimo trunfo político levar significativos recursos para os estados e municípios um ano antes das eleições para prefeitos e vereadores, não acha? Enquanto eles defendem, como sempre, seus interesses eleitoreiros, nós ficamos à mercê de decisões enviesadas que impactarão sobremaneira nosso futuro e das próximas gerações. É uma vergonha, senhores, uma vergonha.

1 Comentário

  1. Sr Presidente, eu votei em voce para representar e defender meus direitos como trabalhador e Brasileiro como todos os outros desse país! Oque o senhor tem para mim responder sobre essa acusações de venda de votos ? Sera que novamente excelência fui enganado quando em confiança votei no senhor? Sera que fui tao enganado mais uma vez por vossa senhoria? Qro acreditar que fará um goveno diferente e honrado que possamos nos orgulhar de vossa senhoria pq ja se faz muito tempo que nao temos esse tipo de admiração e amor por um Presidente! Espero que o senhor nos represente com honrra de um Presidentes sério que eu possa antes de morrer falar para minha netinha Luísa que hj tem 5 anos que agora começou mudar esse país e que ela pode ter esperança pq agora esse pais vai mudar!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.